Conheça a coleção completa
Informações técnicas:
Dimensões: 18,5 x 25,1 cm
Capa brochura - 120 páginas
Gio Ponti
"Persigo o sonho de uma casa viva, versátil, silenciosa, que se adapte continuamente à multiplicidade da nossa vida, e até a estimule, com centenas de recursos que nós, arquitetos, ensinaremos, enriquecendo-a, com paredes e móveis leves; uma casa variável e, ao mesmo tempo, cheia de lembranças, de esperanças e de aceitação corajosa; uma casa 'para ser vivida' na felicidade e até na melancolia, com o que há de imóvel e fiel, e com o que há de variável e aberto, descerrando-se as janelas à sua volta para que entrem o sol, a luz e outras estrelas, e tudo é movimento, que sai e que aumenta no mistério do crescimento, e quem sabe que coisa virá? Dirijo-me a vocês perseguido pela imagem de uma nova sociedade humana. Essa imagem não é uma miragem inatingível, e cabe a nós sonhar com ela para acessá-la, porque não se consegue nada que antes não tenha sido sonhado."
Foi uma das figuras de destaque no panorama artístico italiano: por sua obra, seu pensamento e sua ação, é considerado um dos fundadores do design. Sua atividade se distinguiu pela singular curiosidade com que explorou os campos do projeto, da ornamentação, da arte, da arquitetura, até o desenho do objeto.
Ativo por mais de meio século sem diminuição da criatividade, Ponti (1891-1979) foi autor de obras-primas em grande escala, como o Palazzo Montecatini e o arranha-céu da Pirelli (ambos em Milão), e, em escala menor, como a cadeira Superleggera para a Cassina. A fama de projetista made in Italy baseia-se em sua apaixonada obra de promoção do design italiano por meio da revista Domus, fundada por ele em 1928, e de numerosas colaborações com artesãos, artistas e industriais.