Conheça a coleção completa
Informações técnicas:
Dimensões: 18,5 x 25,1 cm
Capa brochura - 120 páginas
Alessandro Mendini
"Não trabalho por motivos diretamente ideológicos, nem para criar objetos funcionais. Minha vocação é um instinto: procurar dentro e fora de mim (na memória, na história, nos lugares, nas pessoas, raramente na natureza) sinais visíveis, elaborá-los e restituílos conforme determinada lógica, para transformá-los em 'realidade'. Este é meu único e labiríntico trabalho. Sou um projetista que aplica à arquitetura e ao design métodos típicos do artista; e vice-versa, sou um pintor que para pintar usa determinados métodos típicos do projeto. Minha atividade é uma mescla entre essas e outras disciplinas (gráfica, escultura, moda, performance e crítica) e encontra entre elas não uma exígua linha de fronteira, mas grandes espaços livres para operar."
Nasceu em Milão em 1931, e na década de 1970 foi um dos protagonistas das vanguardas do Design Radical. Nos anos 1980, esteve entre os fundadores do Design Neomoderno italiano, e até hoje é considerado um dos mais importantes projetistas contemporâneos. Dirigiu revistas de prestígio, como Casabella (1970-76), Modo (1977-81) e Domus (1980-85, 2010).
Em 1989, abriu em Milão, com o irmão Francesco, o Atelier Mendini, que dá apoio a suas atividades pessoais de pesquisa sobre design na colaboração com importantes empresas italianas e internacionais, como Zanotta, Alessi, Swatch, Philips, Venini, Bisazza e Cartier. Há trabalhos seus em museus do mundo inteiro, entre os quais o MoMA de Nova York, o Pompidou, de Paris, o Museu de Arte Contemporânea de Denver e o Vitra Design Museum de Weil, Alemanha.