20 livros para combinar com sua estante

Fernando e Humberto Campana

Fernando e Humberto Campana

Informações técnicas:

Dimensões: 18,5 x 25,1 cm
Capa brochura - 120 páginas

Fernando e Humberto Campana

"Nós nunca tentamos ser algo que não éramos. Temos mesmo uma sensação de não sermos exatamente designers, mas sobretudo escultores."

"Fazer design é como contar uma história. Tem um começo, um meio e um fim. O designer vai além da função e da forma. Hoje em dia traz também a emoção, mesmo porque senão seria realmente entediante."


Em um ateliê localizado no centro de São Paulo, os irmãos Humberto (Rio Claro, SP, 1953) e Fernando Campana (Brotas, SP, 1961) constroem os protótipos de objetos que a crítica internacional considera os mais representativos do design brasileiro. A dupla despontou em 1989 com a provocativa exposição Desconfortáveis, na qual cadeiras de ferro esculturais e nada convidativas indicavam o espírito irreverente com que atuariam por toda a sua trajetória, entre o artesanato, o design e a arte. O trabalho ganhou dimensão internacional no fim dos anos 1990, com a mostra no MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York) e a edição da cadeira Vermelha produzida pela empresa italiana Edra. Seguiram-se outras criações, sempre marcadas pelo experimentalismo e por texturas e formas obtidas artesanalmente com materiais deslocados de sua função habitual.

Fios de arame, cordas, retalhos de borracha, plástico e couro, espelhos, pedaços de madeira, vime, bonecas de pano e bichos de pelúcia já foram transformados por suas mãos criativas e habilidosas em cadeiras, estantes, luminárias, utensílios, sofás, mesas... A face mais conhecida dos Campana para o público brasileiro são as sandálias de plástico da marca Melissa, porém os irmãos também atuam em design de interiores e cenografia. Assinam projetos como o café do Theatro Municipal de São Paulo e o do Museu D'Orsay de Paris, e produzem coleções para as empresas Edra e Alessi na Itália. Algumas de suas peças integram as coleções permanentes do MoMA, do Centre Pompidou, na França, e do Vitra Design Museum, na Alemanha.